Palestrantes
AG.jpg

Andrés Grunewald

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade de São Paulo, atua no setor de máquinas desde 1980. De 1980 a 1997 trabalhou na área de máquinas têxteis e de 1997 a 2005, ocupou o cargo de engenheiro de vendas na divisão de máquinas plásticas da Ferrostaal.

 

A parceria com a Gneuss, especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos especiais para o setor plástico, iniciou-se em  1999 e, em 2005, Andres assumiu a diretoria da filial  para a América Latina da empresa.

SCHRIFTZUG_GNEUSS-prata_edited.png
Auri Cesar Marçon.png

Auri Marçon

Atual Presidente Executivo da ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET e membro de Conselhos em entidades e empresas no setor de embalagens e alimentos, além de consultor para assuntos ligados a ESG, com grande experiência em projetos de reciclagem.

Sócio Diretor da Mastersenso - Empresa de consultoria que aporta expertise na gestão de projetos para longevidade dos negócios. 

Construiu carreira em empresas químicas e de termoplásticos por mais de 30 anos, atuando como CEO no Brasil para empresas internacionais como: Total/CCP Composites e Polynt, e Diretor de Negócios na Rhodia e M&G Polímeros.   

Engenheiro Mecânico com MBA em Marketing e Finanças e Certified Engineer by American Quality and Supply Chain Management Society.

logo Abipet final PNG.png
Foto Bia_Set 2021_V1.jpg

Beatriz Luz

Com 10 anos de experiência internacional, em 2015 fundou a Exchange4Change Brasil, com a missão de impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil.  Representou o Brasil na Conferencia Global dos Oceanos na ONU em 2017, escreveu o primeiro livro sobre o tema em português com especialistas holandeses e desde então tem auxiliado empresas a repensar seus produtos/serviços, avaliar novos modelos de negócio e ganhar diferencial competitivo através da co-criação e adaptação de soluções globais para a realidade brasileira.

 

No âmbito da Nova Economia do Plástico já elaborou estudos técnicos e diretrizes para o setor, trabalha na articulação estratégica de atores e desenvolve programas de capacitação visando a transição na prática. Atualmente, lidera o Hub de Economia Circular que reúne variados atores comprometidos a desenvolver projetos em escala.

LOGO_01 .png
Eliana.jpg

Eliana Casado

Líder LATAM de Comercialização e Inovação de Novos Produtos para Consumo na 3M. Graduada em Engenharia Química pela UFSCar, com mestrado em polímeros pela Unicamp e Gestão da Inovação Tecnológica para competitividade pela FIA.

Mais de 15 anos de experiência com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, modificação de Produtos, nacionalização de produtos para os mercados Industrial, Higiene Pessoal e Consumo.

Proficiência nas ferramentas Six Sigma, liderando e apoiando projetos de alto impacto nos resultados do negócio.

3mlogo-removebg-preview.png
WhatsApp Image 2021-09-28 at 12.41.56.jpeg

Emanuel Martins

Engenheiro Mecânico, pós-graduado em Sistema de Visão.  Carreira desenvolvida na Indústria Petroquímica e do Plástico, com 20 anos de experiência profissional na área de injeção de plásticos, atuando em funções estratégicas, abrangendo gerenciamento de negócios e desenvolvimento de soluções estruturadas para indústria de injeção.

 

Desde 2016 responsável pela operação da Earth Renewable Technologies nos EUA, sendo responsável pelo desenvolvimento e aplicação de compostos de PLA em soluções drop-in globalmente.

WhatsApp_Image_2021-09-28_at_12.17.20__1_-removebg-preview.png
WIN_20201028_10_40_34_Pro.jpg

Gabriella Rocha

É Analista de Marketing e Comunicação na TerraCycle há mais de 3 anos. É formada em Relações Internacionais pela PUC SP e credenciada como Consultora Lixo Zero, pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

TerraCycle_LG.png
gui-boomera - oficial.jpg

Guilherme Brammer

Nascido em São Paulo, formado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia Mackenzie, com MBA pela FIA USP, MBA Negócios Digitais pela PUCRS e especialização em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Especialista em ESG e Economia Circular fundou a Boomera, empresa B Corp reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das 5 StartUps que estão tornando a América mais Sustentável, ajuda mais de 500 empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi premiado como Empreendedor Social do Ano, pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab em 2019 e pelo Fórum Econômico Mundial em 2020.

boomera-home.png
JC Godoy.jpg

João Carlos de Godoy

Engenheiro de Materiais graduado pela Universidade Federal de São Carlos (1989).  Atualmente é Diretor Técnico e Comercial da empresa Oeko Bioplásticos, fundada em 2014, e Diretor Técnico da ABICOM. Especialista há mais de 25 anos nas áreas de desenvolvimento de novos produtos e produção industrial nos segmentos de plásticos de engenharia e biopolímeros/bioplásticos obtidos a partir de fontes renováveis agrícolas, resíduos agroindustriais e compostos com fibras naturais. Empreendedor em negócios de base tecnológica, possui ampla experiência em gestão de programas de integração entre universidades, centros de pesquisa e empresas para transferência de tecnologia e cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos  no Brasil, Estados Unidos e na Europa

logo_oeko.png
José Ignacio - BIO ELEMENTS-7.jpg

José Ignacio Parada

CEO e Co-fundador da BioElements. Sua área de estudo transcende sua mente empreendedora e trafega nas áreas humanas clássicas, formado em direito pela da Pontifícia Universidade Católica de Chile (PUC Chile), Ignacio saiu dos padrões e junto de seu sócio, Juan Eduardo Joannon, empreendeu já com o principal objetivo de encontrar uma solução ecológica alternativa ao plástico convencional. Eles decidiram unir forças para mudar o paradigma atual da gestão de resíduos no mundo com uma proposta inovadora e replicável para todos os tipos de indústrias. Desde sua fundação, em 2014, a BioElements cresceu e conta com certificados e atestados das mais renomadas instituições. O objetivo inicial foi alcançado ligeiramente, hoje a BioElements atua em mais de 5 paises e no ano passado fez parte das 39 empresas que conquistaram a última versão do GoGobal, organizada pela Corfo e ProChile, em além de ser finalista do prêmio CCU Innpacta. Junto à empresa, José Ignacio foi selecionado como Empreendedor Endeavor em fevereiro de 2021

BioElements_compacto.png
WhatsApp Image 2021-09-28 at 12.41.03.jpeg

Kim Gurtensten Fabri

Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Pr com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV-Rio e Programa de Desenvolvimento de Conselheiro pela Fundação Dom Cabral. Presidente e CEO da Earth Renewable Technologies, companhia  americana produtora de BioPolímeros.

 

Atuou liderando a companhia no exterior, quando regressou ao Brasil para inaugurar a 1ª planta de BioPolímeros Biodegradáveis da América Latina.

WhatsApp_Image_2021-09-28_at_12.17.20__1_-removebg-preview.png
Larissa perfil 2.jpg

Larissa Pinheiro

Engenheira de Materiais, com mestrado e doutorado em Engenharia. Atua há 20 anos no mercado da América Latina na área de Polímeros, tendo atuado nos setores automotivo, de bens de consumo, aeronáutico, linha branca, petroquímico e químico. Desempenhou funções em pesquisa básica, caracterização de polímeros, desenvolvimento de produto, gestão de projetos, desenvolvimento de processos e engenharia de aplicação. Atuou como docente no curso de Engenharia de Produção de Materiais por 3 anos. Atualmente é responsável pela engenharia de aplicação da Kraton nas Américas Latina e Central, com foco em especialidades.

Kraton.png
Logo_Brenntag_4C.png
Leonardo.jpeg

Leonardo Roriz

Leonardo Roriz, 30 anos, empreendedor serial, hoje é CEO e fundador da Ciclopack. Especialista em inovação, economia circular, segurança de embalagens e produtos e indústria 4.0.

 

É integrante do Conselho do Fórum de Empreendedores da Câmara Municipal de São Paulo, do Conselho de Inovação no Instituto KAPOK, do Conselho Consultivo do WNF (World Neurotechnology Forum) e do Grupo Jovens Industriais 4.0, do Ciesp. Também é secretário-geral do Instituto Rede de Proteção e Justiça.

WhatsApp Image 2021-10-21 at 17.24.55.jpeg
IMG_9984.JPG

Marcelo Mason

Atua na Gestão de Sustentabilidade, Economia Circular, Comunicação e Marketing. Membro do conselho e Líder de Comunicação na Rede pela Circularidade do Plástico.

Formado em Administração de Empresas pela FAAP(SP), Pós-Graduação em Marketing com ênfase em Gestão de Vendas pela ESPM(SP) e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV.

0001-removebg-preview.png
FOTO PL Recy.jpg

Patricia Lanzarini

Formada em Engenharia Química pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial e Pós-graduada Adm Industrial  – Fundação Vanzolini – USP. Possui também MBA em Gestão de Negócios - FIA – Fundação Instituto de Administração e especialização em Tecnologia de Polímeros – Engenharia de Materiais – Universidade Federal de São Carlos.

 

Atuou nos mercados: Automotivo, Petroquímica, Compósitos, Polímeros Acrílicos, PVC e hoje é Gerente de negócios da unidade.

logo arkema platina.png
WhatsApp Image 2021-08-23 at 10.16.42.jpeg

Paula Pariz 

Coordenadora de Projetos Setoriais, formada em Ciência Econômicas pela PUC-SP, especialista em gestão de projetos pelo SENAC-SP e Relações Governamentais pelo INSPER.

 

Trabalhou com projetos sociais e culturais entre o final da década de 2000 e início dos anos 2010 e agora atua há mais de 8 anos na ABIPLAST, focada em elaboração e execução de projetos de sustentabilidade e economia circular. 

Logo_ABIPLAST_horizontal_page-0001.png
FOTO.jpg

Raquel Souza

Gerente de Novos Negócios para a América Latina, com experiência no desenvolvimento e vendas de soluções inovadoras na área química e de sustentabilidade, como nanotubo de carbono, grafeno, polímero eletroativos, mobilidade e sustentabilidade.

Com formação em engenharia química, especialização em administração industrial e em Óleo & Gás, Raquel possui 19 anos de experiência em vendas técnicas, gestão de clientes, incluindo desenvolvimento de novos clientes e novos produtos, pesquisas de mercado, elaboração de propostas comerciais na área de Óleo & Gás, petroquímica, engenharia, polímeros, poliuretanos, lubrificantes, revestimentos, entre outros setores.

logo arkema platina.png
25_Simon Schodl_ip.jpg

Simon Schodl 

O Sr. Simon Schodl é um administrador de empresas. Possui experiência como gerente de projetos de embalagens de alimentos desde 2014.

 

Atualmente é responsável pela aplicação da reciclagem interna e pós-consumo para o mercado latino-americano.

EREMA_Logo_CMYK-removebg-preview-removebg-preview.png
IMG-20191130-WA0019.jpg

Simone Carvalho

Especialista em Gestão Ambiental, Química Industrial, e Técnica em Plásticos atuando no setor plástico há 35 anos.

Assessora Técnica na ABIPLAST e SINDIPLAST há 9 anos atuando em questões técnicas do setor plástico referentes à sustentabilidade, normas ISO e ABNT e regulações Anvisa.  Atua na operacionalização do Acordo Setorial junto às empresas fabricantes de embalagens plásticas e na implementação do Programa Pellet Zero (PPZ) - Operation Clean Sweep™ (OCS) nas indústrias transformadoras e recicladoras de plásticos.

Logo_ABIPLAST_horizontal_page-0001.png
_MG_5520 - Copia (2).jpg

Susana Martins 

Eng.ª Agrônoma, formada pelo Inst. Superior de Agronomia (Portugal), Mestre (MSc) em Agricultura Orgânica pela Universidade de Aberdeen (Escócia), com especializações em Design Thinking e Business Design, em Finanças pela FGV e em Industria 4.0 pela Hong Kong Polytechnic University. Possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pela FGV.


Carreira profissional com experiência no mercado de Agronegócio Europeu e Brasileiro. No Brasil, exerceu o cargo de CEO de uma Multinacional Espanhola do segmento de Fertilizantes, Fertiberia Brasil; Experiência em Consultoria Estratégica de Negócios como Consultora Sênior na MacroSector Consultores e como Partner e Managing Director na Global Agro Consultants. Atualmente é a Diretora Executiva da JBS Fertilizantes e com papel institucional na JBS Ambiental.

logo_jbs.png
Moderadores
Editada3.jpg

Hellen Souza

Editora Chefe da Revista Plástico Industrial

Jornalista formada pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, com especialização em Divulgação Científica pelo Núcleo José Reis da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo;  e em Relações Internacionais pelo IRIS Sup’ -  Instituto Superior de Relações Internacionais (Paris, França). Possui extensa atuação no setor de plásticos e petroquímicos. Editora da revista Plástico Industrial, publicada desde 1998.

Logo plastico_edited.png
20210503_133326.jpg

Karina Daruich 

Diretora Executiva - ABICOM

Química Industrial pela Oswaldo Cruz, pós-graduada em Marketing pela Anhembi Morumbi e MBA em Comércio Internacional pela USP, especialização em Gestão de Projetos pela FIA/FEA USP, Polímeros pela Oswaldo Cruz e Marketing Operacional e Estratégico pela ESPM.  Carreira desenvolvida na Indústria Petroquímica e do Plástico, com 30 anos de experiência na área técnico comercial e de marketing, abrangendo gerenciamento de negócios e desenvolvimento de mercado de polímeros naturais, reciclados, biopolímeros, compostos e tintas. Desde 2018 atuando como consultora especializada em Economia Circular, Biopolímeros, Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios; Diretora Executiva da ABICOM (Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem) e Membro da Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química (CRQ-IV).

LOGO ABICOM 2020 Eventos.png
Miguel 2.jpg

Miguel Bahiense

Presidente - Plastivida

Graduado em Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Comunicação Empresarial na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), onde defendeu a tese: “A Comunicação de Ações Sócio-Ambientais para o Fortalecimento da Imagem Institucional da Indústria do PVC”.

Atualmente é Presidente da Plastivida, entidade que atua na promoção e defesa da imagem dos plásticos, com foco na sustentabilidade, educação ambiental, economia circular e reciclagem.

 

Também é Diretor Superintendentes do INP - Instituto Nacional do Plástico, um Organismo Normativo Setorial (ONS) da ABNT, que desenvolve normas técnicas para o setor dos plásticos dentre outras atividades ligadas à qualidade. No INP, também atua como gerente do Programa Setorial Think Plastic Brazil, programa de incentivo à internacionalização das empresas fabricantes de transformados plásticos, em parceria com a agência APEX Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

plastivida.png